terça-feira, 27 de abril de 2010

HISTORIA DO KARATE EM CAMOCIM


O Karate iniciou em Camocim por volta da década de 80, trazido de Sobral pelo então Soldado PM Macário, que iniciou seus treinamentos no recrutamento da Polícia Militar. A partir de 1994, o professor Carlúcio que até então era aluno do professor Macário deu continuidade a divulgação a esta nobre arte marcial. Em 1998, o professor Carlúcio fundou a ASCAMK - Associação Camocim de Karate-Do, que em seguida filiou a FCK- Federação Cearense de Karate. Esta modalidade de luta hoje é reconhecida como Esporte Olímpico pelo COB - Comite Olímpico Brasileiro.

Postado por Carlucio e Ederson

ACADEMIA ASCAMK DE KARATE OFICIAL


A ASCAMK - Associação Camocim de Karate-Do, entidade de administração de Karate em Camocim e cidades vizinhas, é filiada a FCK- Federação Cearense de Karate, CBK - Confederação Brasileira de Karate e COB - Comitê Olímpico Brasileiro. Com isto o Karate de Camocim é a única modalidade de lutas com reconhecimento do COB, entidade que reconhece os Esportes Olímpicos no Brasil. A ASCAMK fica situada à rua Riachuelo, 2230 bairro do Cruzeiro, Camocim, CE, e tem à frente como Diretor Técnico o Professor Carlúcio, faixa preta 5º DAN de Karate Oficial.

Postado por Carlucio Monteiro e Ederson Erandes.

SHIHAN CARLUCIO MONTEIRO


O professor Carlucio Marques Monteiro é praticante de Karate desde 1988, onde começou a prática deste nobre arte com o Subtenente PM Macário. Em 1993 se graduou faixa preta 1º DAN e em 1996, 2º DAN, a partir dai fez parte da seleção cearense de Karate até 2000. Em 1999 graduou-se faixa preta 3º DAN, em 2003 foi promovido a faixa preta 4º DAN, em 01 de maio de 2009 conseguiu a graduação 5º DAN. Hoje é acadêmico de Educação Física e ministra áulas de karate no projeto "Karate na Educação física".

O KARATE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Em Camocim está acontecento em parceria com a Federação Cearense de Karate, Ippon, ASCAMK e IVA/UVA, o "Projeto Karate na Educação Física". Este projeto é direcionado para os acadêmicos e graduados em Educação Física. Em Camocim o projeto funciona na academia ASCAMK e com a instrução do professor Carlúcio Monteiro, faixa preta 5o DAN e acadêmico de Educação Física pela UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú. No dia 15 de maio será realizado na sede da ASCAMK o exame do primeiro módulo (faixa amarela- 6º), o exame será composto por Kihon (fundamentos), Kata (forma), Kumite (luta), Bunkai (aplicação do kata) e uma prova de conhecimentos gerais.