terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Programa social do Banrisul e Federação Gaúcha de Karate são premiados


A Federação Gaúcha de Karate apresentou à diretoria do Banrisul o troféu do Prêmio Responsabilidade Social 2010, que foi entregue pela Assembleia Legislativa do Estado. O Banco, em parceria com a entidade, promove o Programa Social Karate Além do Esporte, que integra crianças e jovens por meio da prática da arte marcial para formação de hábitos saudáveis.

Para o vice-presidente do Banrisul, Rubens Bordini, a premiação é o reconhecimento da sociedade pela iniciativa de realizar atividades educativas que favorecem a permanência na escola. “São cerca de 12 mil crianças e jovens, entre sete e 17 anos, de todo Estado, que participam do projeto, sendo que até 10% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência”, afirmou Bordini.

De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Karate, Marcos dos Reis, o Banrisul apoia o programa desde 2004. “O incentivo do Banco é fundamental para a entidade, o qual proporciona vários recursos aos jovens, como palestras e materiais para os treinos”, destacou. Também participou do encontro o vice-presidente regional da Confederação Brasileira de Karate, Celso Piaseski.

Fonte: www.jornalagora.com.br

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Assembléia Geral Ordinária 2011 - CBK


NOTA OFICIAL CBK Nº 01 de 15 de Dezembro de 2010

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE-CBK, através de seu Presidente, Edgar Ferraz de Oliveira, em atendimento ao estabelecido no Artigo 39, § 1º, e 44, Inciso I, de seu Estatuto Social, CONVOCA suas Federações filiadas, em condição de participação e, no pleno gozo de seus direitos estatutários, para participar da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA-AGO, a se realizar no Dia 29 de JANEIRO de 2011, em primeira convocação às 08.00 hs com a presença da maioria absoluta de suas filiadas e, não havendo esse quórum necessário, uma hora após em segunda convocação às 09.00 hs, com a presença de qualquer número, na Av. Presidente Vargas, 889, Bairro da Barra, na Cidade de Salvador/BA, para deliberação da seguinte ORDEM DO DIA:

1 - Conhecer o Relatório do Presidente relativo às atividades Administrativas do ano de 2010;

2 - Apreciar as Contas do Exercício 2010, acompanhadas do Parecer do Conselho Fiscal-CF;

3 - Aprovação da Previsão Orçamentária para o ano 2011;

4 - Homologação dos Atos da Presidência (Resoluções, Deliberações, Portarias e Notas Oficiais

do Ano de 2010;

5 - Aprovação do Reajuste da Tabela de Custas para o ano de 2011;

6 - Homologação do Calendário Oficial de Eventos de 2011;

7– Outros assuntos pertinentes ao Karate Brasileiro;

8 – Entrega do Trofeu Fauzi Abdala ao melhor dirigente do ano.

Todas as filiadas estão com direito de participação na Assembleia Geral Ordinária 2011, de acordo com o estatuto da CBK.

EDGAR FERRAZ DE OLIVEIRA - Presidente


Fonte:www.karatedobrasil.org.br

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL A TODOS E QUE DEUS OS ABENÇOE!



O BLOG KARATE OFICIAL BRASIL, A ACADEMIA ASCAMK E O PROFESSOR CARLÚCIO DESEJAM UM FELIZ NATAL A TODOS OS KARATECAS, FAMILIARES E LEITORES DESTE BLOG E QUE DEUS OS ABENÇOE!

Foto: Aury




quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

domingo, 19 de dezembro de 2010

EXAME DE FAIXAS COLORIDAS NA ASCAMK



A ASCAMK - Associação Camocim de Karate-Do realizou neste último sábado, dia 18 de dezembro, o Exame de graduação na cidade de Camocim. A Banca Examinadora foi composta pelos Professores Carlúcio Monteiro, Faixa Preta 5º DAN, Djany Oliveira, Faixa Preta 2º DAN e Emanuel Wallas, Faixa Preta 1º DAN, onde avaliaram nos alunos Kihon(Fundamentos), Kata(Luta imaginária), Kumite(Luta) e Conhecimentos gerais. O resultado do Exame foi o seguinte:

FAIXA AMARELA- 6 º KYU
Luan Rafael Albuquerque R Cortez
Francisca Zuleide da Rocha Magalhães

FAIXA VERMELHA - 5º KYU
João Victor Oliveira Batista
Lucas Modesto Fontenele

FAIXA LARANJA - 4º KYU
Felipe Ramon Oliveira dos Reis
Carlos Ilson Castro Reis

FAIXA VERDE - 3º KYU

Marcio Silva dos Reis.


CURSO DE KRAV MAGA E TONFA TÁTICO EM CAMOCIM


A Academia ASCAMK em Parceria com a ASDEKA relalizará nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2011 o Curso de Krav Maga e Tonfa Tática em Camocim(CE). Este curso é destinado às Policias Civil e Militar, Guarda Municipais, Vigilantes, Seguranças e praticante de Artes Marciais.

O investimento é de R$ 100,00 (Cem reais) e será emitido Certificados

Informações: (88) 9951 4781 - Prof. Carlúcio
(88) 9229 4187 - Prof. Arimatéa.

Karate/Fecam é o 3º colocado no Paraná

A equipe do Campo Mourão Karate/FECAM, sob comando do técnico Carlos Cesar de Souza (faixa preta 3º DAN), participou no sábado, da Fase Final do 38º Campeonato Estadual de Karate, em Curitiba. A competição organizada pela Federação Paranaense de Karate, presidida por Aldo Lubes (8º DAN), teve como sede o Complexo Esportivo da Paraná Esporte, reunindo 330 atletas, que disputaram as modalidades de kata (luta imaginária) e kumite (luta por pontos – WKF), nas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, junior e sênior.

A equipe mourãoense trouxe na bagagem, 40 medalhas, sendo 16 ouro, 16 prata, 03 bronze e 03 quarto lugares, classificando o município de Campo Mourão em 3º lugar na Categoria C (estreantes), 3º lugar na Categoria B (intermediários) e 7º lugar na Categoria A (avançados).

Em 2010 foram realizadas sete seletivas do Paranaense nas cidades de Araucária, Curitiba, Londrina, Umuarama, Araucária e novamente em Curitiba, acumulando pontos para definição dos campeões estaduais de 2010, e Campo Mourão finalizou o ano com o 3º lugar na Classificação Geral. A equipe conquistou 156 medalhas, sendo: 68 ouro, 55 prata, 35 bronze e 21 quarto lugares.

“Os bons resultados obtidos são frutos da união pelo karate no município onde somamos com Sebastião Galdino, Crederson Emanuel dos Santos (extensão Exata Umuarama) e Luciano Jorge, formando e revelando atletas”, destacou o técnico do Município, Carlos Cesar de Souza.

Referência importante para a revelação de valores da modalidade é o trabalho realizado pela Associação Mouraoense de Karate-Do Tradicional, dirigida por Sebastião Galdino, que comanda o Projeto Karate nas Escolas e Centros de Integração, e que atua em praticamente todas as escolas municipais e centros de integração, naturalmente despertando talentos, que são encaminhados para o treinamento de rendimento em Karate, sob os cuidados do professor Carlos Cesar de Souza, com o auxílio dos professores Crederson Emanuel da Silva e Luciano Jorge.

“O apoio é fundamental para o desenvolvimento de uma modalidade e a FECAM – Fundação de Esportes de Campo Mourão, foi grande incentivadora, com recursos financeiros para a Associação Mourãoense de Karate-Do Tradicional, pagamento de taxas de competição, alimentação, transporte e materiais para a participação dos treinamentos e das competições”, destaca o técnico Carlos Cesar.

Além da Fecam, atuaram apoiando a modalidade as secretarias da Educação, da Ação Social e Fundacam, e empresas como a Videotec Eletrônica, Imobiliária Mariano, Maranatha Contabilidade, Ótica Precisa, Instalport, Fabíola Modas e Casablanca Videolocadora.


Fonte:www.tribunadointerior.com.br

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DOJO KUN (LEMA DO KARATE)


LEMA DO KARATE


ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO CARATER

O caráter é o bem mais precioso do homem, na sociedade devemos ser confiáveis e com esta qualidade os homens se distinguiram dos demais. O karate ajuda nesta busca


CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO

A meta do ser humano sempre será o desenvolvimento, os objetivos devem ser alcançados de maneira correta sem atropelar o próximo procurando e dando sempre o melhor de si, o desanimo não deve fazer parte do cotidiano na vida do homem.


RESPEITAR ACIMA DE TUDO

O karate começa e terminar com uma cortesia. Nos mostra o propósito maior do karate que é o “respeito”.


CONTER O ESPIRITO DE AGRESSÃO

Ser racional é um privilegio e um dever do homem, pois este tem a obrigação de controlar sua agressividade não imitando os animais irracionais que revidam a uma agressão expondo-se muitas das vezes à morte.


FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO

Nossas atitudes devem ser avaliadas, o lado agressivo deve ser contido, cultivar a espiritualidade e tentar compreender o mundo e a vida, só assim seremos mais humanos.

Fonte: www.budokanma.com.br

sábado, 11 de dezembro de 2010

IMPORTANTE PARA O EXAME DE FAIXA.


Alertamos os karatecas que tome conhecimento da CLK- Consolidações das Leis do Karate no seu Livro V que outorga e controla as Graduações, principalmente dos Art. 161ao Art. 215 já com suas alterações.

Os exames devem ser supervisionados por um membro da Federação Oficial, este por sua vez deve ser um professor experiente e sempre acompanhado pelo titular da Academia que através de oficio solicitou o referido exame, neste é avaliado os conhecimentos do examinado tais como:

1 - Teste Teórico sobre a filosofia e historia do karate.

2 - Técnicas básicas de ataque e defesa chamada de Kihon.

3 - Dependendo o Kyu usa-se combinação de técnicas chamadas de Renzoku Waza ainda como forma de Kihon.

4 - Simulação de luta em variadas direções chamados de Kata.

5 - Aplicação do ataque e defesa contidos no kata que chamamos de Bunkai.

6 - E a Luta que pode ser combinada ou livre dependendo a graduação a ser avaliada chamada de Kumite.

Nestes itens os examinadores observam a coordenação, velocidade, respiração e força durante a execução das técnicas exigidas, após a realização deste são de competência da Federação fazer o registro em Ata. O exame ate o 1º Kyu é de competência das Federações Estaduais, já os de Dan só podem ser realizados com autorização da Confederação Brasileira de Karate - CBK e só assim a graduação é reconhecida em qualquer parte do Brasil ou em países que a Federação seja vinculada a WKF (Federação Mundial de Karate)

Dicas para quem quer praticar o karate:

1 - Procure uma academia que seja ligada a Federação Oficial do seu Estado, nela o pretendente encontrara um professor competente, pois este passara os objetivos do karate tais como, saúde, defesa pessoal, disciplina, coordenação, amizade e tantos outros benefícios que o karate proporciona.

2 - Faça do karate um modo de vida, tenha paixão e comprometimento pelo esporte que você escolheu, treine regularmente.

COR DAS FAIXAS - O SIGNIFICADO.

OBI (FAIXA)

No karate como em outras artes marciais a faixa serve para manter o karate-gi fechado, entretanto são simbolicamente identificadas pelas cores. O Mestre Funakoshi idealizou os Kyu de forma decrescente sendo do 6º Kyu (amarela) ao 1º Kyu Marrom, este ultimo representa o discípulo mais próximo do seu Sensei, no estilo SHOTOKAN a seqüência é a seguinte: amarelo, vermelho, laranja, verde, roxo, marrom e preto, se notarmos a seqüência percebemos que as cores vão escurecendo ate chegar a preta. Com certeza o idealizador quis transmitir para cada cor uma mensagem.

Significa Pureza, Inocência, o seu portador busca nesta faixa com treinos árduos a transformação do desconhecido para o conhecimento do principio do karate. Pensemos na faixa branca como um caderno em branco, novo, que espera ser preenchido com um conteúdo bonito.

É o descobrimento o deslumbramento da realidade do karate, esta é uma cor primaria ou seja não pode ser formada pela mistura de outras cores isto mostra ao seu praticante que ele deve se manter fiel a sua Academia evitando misturar informações para não se confundir. Esta graduação traz alegria desperta a força no caminhar e na busca de novos horizontes.

A cor vermelha é a cor do fogo, sugere o perigo, mas na verdade é a cor da motivação da paixão a cor que não se forma com mistura de outras, o seu portador sente-se mais vigoroso e motivado a avançar o seu caminho no karate.

A cor laranja é a mistura das cores amarela com o vermelho, o idealizador das faixas quis mostrar que quem ostenta a faixa laranja deve ter pleno conhecimento das faixas anteriores, e que o mesmo deve buscar na continuidade dos treinos a robustez, agilidade, encorajamento, equilíbrio e acima de tudo a gentileza, cordialidade e a tolerância. Ao chegar nesta faixa o praticante acredita que tudo agora será possível, à vontade de vencer e seguir adiante é maior.

A esperança a calma a harmonia o equilíbrio é representada pela cor verde, após os quatros estágios superados nos dar a impressão de ter alcançado já o desejado mas é mera ilusão muito ainda temos que percorrer. O verde representa também uma vida nova, o crescimento, alem de estar ligado ao elemento madeira e a primavera.

É a cor que representa a humildade, a cor das transformações e da magia e a cor que gera sentimento do respeito próprio e da auto estima. O roxo é a combinação das cores azul e vermelho.

É a cor que define constância, disciplina e a solidificação e o amadurecimento do praticante com o karate, a cor marrom é a junção do vermelho com o preto por isso ela emana o espesso por isso deve ser limpa com a pratica fiel dos princípios do BUDÔ. A faixa marrom identifica o seu praticante como uma pessoa extremamente comprometida com a sua arte e em conseqüência demonstra ser organizado e constância naquilo que faz.

É a faixa que da sensação do poder mas na realidade ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. O corpo e a mente após uma jornada árdua de treinamento vencem uma primeira etapa e com certeza o inicio de outra, a cor preta é a junção de todas as cores, é a cor que da a noção de tradição e responsabilidade.

FAIXAS PRETAS - Chamado em Japonês de Mey-dan ou honorário - è o karateca que alcança a faixa preta pelos seus serviços prestados em prol da modalidade, recebendo assim seu certificado de faixa preta honorário.

SUISEN-DAN ou GRAU POR ANTIGUIDADE - É o karateca que por mais que treine não consegue desenvolver um índice técnico a ponto de se submeter ao exame de faixa, mas é aplicado não desiste dos treinos por esse aspecto por sua constância, comportamento é graduado como faixa preta pelo seu empenho.

JITSU-KYOKU-DAN – Esta é a faixa que o karateca se submete a uma banca examinadora demonstrando seu nível técnico justificando assim sua graduação. Os examinadores são mestres que avaliam o domínio do examinado na arte do karate dando a prerrogativa de que este ainda possa alcançar graus mais avançados

Fonte:/www.budokanma.com.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EXAMA DE GRADUAÇÃO (FAIXA COLORIDA)


A ASCAMK realizará no próximo dia 18 de Dezembro, o último exame de graduação do ano de 2010. Á partir das 18 horas na sede da academia ASCAMK, á Rua Riachuelo, 2230, Bairro do Crzeiro em Camocim e no Domingo, dia 19, à partir das 8 horas será realizado na cidade de Granja.
Informação com o professor Carlúcio pelo fone (88) 9951 4781