quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O 1º Dan Surdo do Pará


O carateca paraense Manoel Adelino Borges Junior, depois de conquistar o título da I Copa Brasil de Lutas para Surdos, que foi disputada na cidade do Rio de Janeiro nos dias 1º e 2º de outubro, retornou a Belém. Manoel conquistou ouro no Kimutê (Luta) e bronze no Kata. Com apenas 21 anos, o atleta é exemplo de superação. Surdo de nascença, cresceu brincando nas ruas de Ananindeua com o seu irmão Danilo e outros colegas. Mas, como toda pessoa portadora de deficiência, Manoel sofreu discriminação quando criança, pois tentava participar de brincadeiras e se comunicar com os amigos da rua, só que sem sucesso.

Porém, a paixão pelo esporte mudou o ritmo da sua vida. Sempre que voltava das aulas, Manoel parava para assistir às aulas de Karatê do professor Paulo Afonso. E o professor de Karatê surpreendeu o menino curioso que acompanhava todos os dias os treinamentos com uma bolsa para aprender a arte da luta. “Todos os dias eu parava para acompanhar os treinamentos na academia. Só que teve um dia que o professor Paulo Afonso me convidou para entrar e me surpreendeu oferecendo uma bolsa para treino com ele, em troca, eu deveria ensinar a comunicação em Libras”, relembrou Manoel, por meio de seu irmão, Danilo Borges.

Ao longo de sete anos de treinamento, Manoel se dedicou ao esporte plenamente, aprendendo de forma eficiente todos os ensinamentos que seu professor transmitia, tanto que atualmente ele é o único faixa preta do 1º Dan surdo do Estado do Pará. E hoje, com o título na Copa Brasil, foi convocado para participar no Pan-Americano em novembro pela seleção brasileira. “Estou muito feliz em ser o primeiro paraense surdo carateca faixa preta e poder representar o Pará no Pan-Americano de Karatê”, destacou Manoel. (Diário do Pará)

Fonte: diariodopara.diarioonline.com.b

Um comentário:

  1. Visitem a nossa Associação ABKG no endereço:
    abkg-paranagua.blogspot.com, adorei ver o vídeo e todos temos desafios e lutamos para superá-los.

    ResponderExcluir