sábado, 7 de agosto de 2010

DOJO KUN (Conter o Espírito de Agressão)



CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO

Um animal irracional agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido e este comportamento ele muitas vezes se expõe à morte.
O homem por ser potencialmente superior se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma posição mais confortável longe do ofensor, provocado, pode adotar uma visão diferente que permite entender o seu caluniador.
Todas as pessoas viveram ou viverão momentos de desequilíbrio emocional. No Karate podemos desenvolver o auto controle das emoções medida que os aprofundamos no aprendizado das técnicas.
Diz a sabedoria oriental que não exististe má energia e sim, energia mal direcionada: é como alguém que sofre um ataque do oponente e confronta apenas com força, ocasionando lesões para si e para ambos, quando poderia projetar o golpe ao vazio, apenas usando uma técnica de defesa ou esquiva.
"Um guerreiro sabe do que é capaz; não precisa sair pelo mundo contando suas qualidades e virtudes. Entretanto a todo o momento aparece alguém querendo provar que é melhor que ele".
Para um karateca, não existe "melhor" ou "pior": cada um tem os dons necessários para o seu caminho individual. Mas certas pessoas insistem. Provocam, ofendem, fazem de tudo para irritá-lo. Neste momento, deve ouvir seu coração. Ele dirá: "não aceite as ofensas, elas não vão aumentar suas habilidades. Você vai se cansar à toa".
Um verdadeiro guerreiro não perde seu tempo escutando provocações.
Só quem busca dominar as emoções é que realmente podo alcançar toda a dimensão do Karate-Do.


Fonte: Programa Oficial de Exame para KYU da FCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário