segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DOJO KUN (Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão)


FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO

A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender e é um atributo exclusivo da espécie humana.
O karateca busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequencias refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida.
Nos dias atuais, já é uma prática considerada comum, o homem tentar tirar proveito de tudo, especialmente no mundo dos negócios. Numa época em que a verdade é esquecida, fica difícil, encontrar a razão das coisas.
Quem já não ouviu a frase: " a verdade é uma só". A verdade de um, no entanto, pode não ser a verdade do outro. Tudo é uma questão de ponto de vista. Na família, por exemplo, existem regras que mudam de família para família, assim como outros segmentos, tais como: religião, escola, trabalho, etc. Cada um destes com suas normas e regras impostas pela entidade, a fim de manter a ordem e o equilíbrio, Assim também existem as regras da natureza.
"O tabuleiro de um xadrez é o mundo. As peças são os gestos de nossa vida diária; as regras são chamadas leis da natureza. Não podemos enxergar o jogador que está do outro lado de tabuleiro, mas sabemos que ele é justo, honesto e paciente". Cabe ao guerreiro aceitar o desafio. Ele sabe que O Grande Arquiteto do Universo não deixa passar um só erro daqueles que ama, e não permite que seus preferidos finjam desconhecer as regras do jogo.
É dever do karateca entender essas leis e respeitá-las para assim, poder trilhar e verdadeiro caminho da razão.



Fonte: Programa oficial de exame par KYU da FCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário