sábado, 31 de julho de 2010

DOJO KUN (Princípios filosóficos do Karate)


Primeiro. Esforçar-se para a formação do caráter; Primeiro. Conter o espírito de agressão; Primeiro. Criar o intuito de esforço; Primeiro. Respeito acima de tudo; Primeiro. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
Um karateca deve absorver estes cincos quesitos que são determinantes para polir o homem, uma vez adquirida estas virtudes ele poderá adotar uma postura invejável e assimilará com facilidade o Karate-do. É baseado no DOJO KUN que deve viver um praticante de Karate, levando estes conceitos para todos os segmentos de sua vida; seja na família, na escola, no trabalho, no convívio com os amigos, nas festas, etc.
Quando você lê o DOJO KUN você provavelmente deve notar que sempre começa com "Primeiro". Bem, o Mestre Funakoshi (Fundador do Karate moderno e criador do estilo Shotokan) achou que nenhum item do KUN fosse mais importante que o outro, por isto cada item foi considerado "PRIMEIRO"
"Quanto mais você estudar e praticar os princípios filosóficos do KARATE-DO, mais você compreenderá a gravidade ou a grandeza de seus atos.


Fonte: Programa Oficial de Exame de KYU da FCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário