O município de Ivinhema, que fica há cerca de 131 quilômetros de Dourados, tem se destacado no karatê. Através do Cras – Centro de Referencia de Assistência Social - o município incentiva práticas esportivas e culturais.
As aulas são ministradas pelo professor Valmir Batista, na Associação Ivinhema de Karatê e esse projeto já apresenta resultados positivos. No final do mês de agosto, o grupo participou da Segunda Etapa do Campeonato Estadual de 2010, realizado em Campo Grande.
No evento, a equipe ivinhemense conquistou 23 medalhas. “É uma satisfação muito grande poder executar um projeto como este. Nós trabalhamos com essas crianças e adolescentes a disciplina, o bom comportamento”, destaca o professor Valmir.
Ele explica que o projeto desenvolvido no município já conseguiu fazer até com que seus alunos melhorassem nas notas escolares. “Nós acompanhamos de perto a frequência escolar. È uma regra: somente participa de eventos como este àquele aluno que se dedica e consegue boas notas na escola”, disse.
Para a coordenadora do Cras localizado no bairro Itapoã, Lurdes Aparecida de Lima Schwind, esse trabalho é fundamental. “Se não fosse esse projeto muitas crianças não poderiam ter acesso a essas atividades. É uma ação de inclusão social que está sendo muito bem executada. Além disso, também temos outros projetos como aulas de capoeira, violão e informática”, destaca a coordenadora.
A palavra “karatê” é de origem japonesa e que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. De acordo com a Federação Brasileira de Karatê, o maior objetivo desse esporte é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo.
Fonte: www.midiamaxnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário