segunda-feira, 24 de maio de 2010

GICHIN FUNAKOSHI: O PAI DO KARATE MODERNO


Nascido em Shuri distrito de Yamakawa-cho no ano de 1869, da família instituída Funakoshi era filho único e uma criança frágil. Sentia-se constantemente solitário, tornou-se homem de letras, poeta, filósofo e calígrafo. Era um célebre intelectual de sua época.
Começou a treinar com 12 anos de idade com o mestre Itosu e também com Izato, tendo aprendido outros estilos com diversos grandes mestres daquela época. Com maestria, conseguiu impor a uma simples técnica, uma vereda espiritual então desconhecida, semelhante ao do Monge Indu Bodhidharma.
Assim, Funakoshi encontrou no Zen Budismo o Bushidô ou o Caminho do Guerreiro - bases filosóficas e espirituais das Artes Marciais Zen, uma ponte para o autoconhecimento, paz e serenidade do espírito.
Funakoshi dava ênfase ao fato de que sua metodologia proporcionava a oportunidade de chegar à verdade filosófica. Não somente pelos seus atos, mas pelo que diziam os seus alunos: dotado de uma tremenda força interior. Sua técnica era tão apurada os seus golpes e bloqueios vigorosos e violentos, que poucos alunos ousavam treinar com ele. Até em idade avançada Funakoshi executava os Katas (luta imaginária), com a perfeição impar de seu estilo. Ele foi intitulado como o pai do Karate-do moderno. Os seus métodos eram notáveis e sua técnica avançada, bem mais que a de sua ilha de origem, baseando o seu método na arte da defesa, como ele próprio dizia "Karate Ni Sente Nashi" (no Karate não existe atitude ofensiva).
Mas foi somente em 1922 que Funakoshi, depois de estudar os métodos de combate, fez sua primeira demonstração do denominado Okinawa-Te (Mão de Okinawa) a representantes da prefeitura de Kagoshima em Kyoto. Até então, todo e qualquer treinamento era efetuado em segredo.
Quinze anos mais tarde, em 1917, aconteceu a primeira grande demonstração oficial em Tóquio, perante a Butotuken (órgão gestor das artes marciais no Japão), chamando a atenção do então príncipe Hirohito.
Posteriormente em 1922, retornou a Tóquio para uma grande demonstração especial a pedido do imperador, na presença de aficcionado das artes marciais e do Judo. Nessa viagem Funakoshi conheceu o mestre Jigoro Kano, fundador do Judo e o próprio Kano convidou-o para apresentar-se na sede do Kodokan na presença dos mais notáveis mestres da época.
Jigoro Kano, pediu a Funakoshi que lhe ensinasse algumas técnicas de Karate-Do. Entre os dois mestres nasceu um a forte amizade e simpatia, ainda hoje desconhecida entre os adeptos das diferentes escolas. Gostaríamos hoje que os mestres abandonassem o ego, a vaidade e seguissem os seus exemplos e comprometessem com a evolução das artes marciais para o aprimoramento do ser humano como um todo.
Mais tarde o mestre foi convidado pelo governo a ministrar aula e difundir a sua arte. Funakoshi alterou algumas formas (Katas) do Karate-do, adaptando-as à sua nova realidade. Todo o seu empenho teve o devido mérito e crédito, pois o Karate-do foi adotado com disciplina em diversas universidades, onde até os dias atuais lé praticado periodicamente.
Ao abrir o seu primeiro Dojo no Japão em 1936, seus alunos o batizaram de "Shotokan", que significa "Academia de Shoto". Shoto em japonês significa "pinheiro" - pseudônimo artístico que o mestre Funakoshi assinava os seus poemas.


fonte "O Caminho das Mãos Vazias - Karate-Do"

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. SENSEI..o blog ta bombando.. sempre passo por aqui pra dar uma espiadinha, as matérias são ótimas. OSS!!!

    ResponderExcluir