sexta-feira, 28 de maio de 2010

O VERDADEIRO KARATE OFICIAL


A WKF ( World Karate Federation) é a entidade internacional de administração de esporte, criada em 1993, com o objetivo principal de organizar e unificar o Karate-Do mundial, além de atender às normas e regulamentos do Comitê Olímpico Internacional. A WKF é atualmente constituída por 156 países-membros, separados em cinco Uniões Continentais: AUKO, EKF, OUKO, PKF E UAKF.
Os estilos de Karate-Do reconhecidos oficialmente pela WKF são: Shotokan, Goju-ryu, Wado-ryu e Shito-ryu.
Hoje o Karate-Do atingiu uma maturidade institucional de credibilidade mundial que o reconhece como modalidade olímpica, conforme cópia do certificado expedido em 18 de Março de 1999 pelo Comitê Olímpico Internacional.
No Brasil o Karate-Do como modalidade olímpica, somente poderá ser praticada sob supervisão de professores devidamente habilitados em academias filiadas às respectivas Federações Estaduais Oficiais. Essas entidades de administração desse esporte, que devem ser filiadas à entidade Nacional CBK - Confederação Brasileira de Karate, que é filiada a entidade Mundial, WKF e ao COB - Comitê Olímpico Brasileiro.
Existem outra entidades de prática do Karate-Do que não são reconhecidas pelo COB e COI como as do Karate Tradicional, Interestilos, Esportiva e outras tantas que existem.
Por isto quando optar por praticar Karate-Do procure uma academia que seja representante do verdadeiro KARATE OFICIAL, no Ceará a representante é a FCK - Federação Cearense de Karate, que é filiada a CBK e em Camocim é a ASCAMK - Associação Camocim de Karate que tem como Diretor Técnico o Professor Carlúcio Monteiro, Faixa-preta 5º DAN e Acadêmico de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário