sábado, 11 de dezembro de 2010

IMPORTANTE PARA O EXAME DE FAIXA.


Alertamos os karatecas que tome conhecimento da CLK- Consolidações das Leis do Karate no seu Livro V que outorga e controla as Graduações, principalmente dos Art. 161ao Art. 215 já com suas alterações.

Os exames devem ser supervisionados por um membro da Federação Oficial, este por sua vez deve ser um professor experiente e sempre acompanhado pelo titular da Academia que através de oficio solicitou o referido exame, neste é avaliado os conhecimentos do examinado tais como:

1 - Teste Teórico sobre a filosofia e historia do karate.

2 - Técnicas básicas de ataque e defesa chamada de Kihon.

3 - Dependendo o Kyu usa-se combinação de técnicas chamadas de Renzoku Waza ainda como forma de Kihon.

4 - Simulação de luta em variadas direções chamados de Kata.

5 - Aplicação do ataque e defesa contidos no kata que chamamos de Bunkai.

6 - E a Luta que pode ser combinada ou livre dependendo a graduação a ser avaliada chamada de Kumite.

Nestes itens os examinadores observam a coordenação, velocidade, respiração e força durante a execução das técnicas exigidas, após a realização deste são de competência da Federação fazer o registro em Ata. O exame ate o 1º Kyu é de competência das Federações Estaduais, já os de Dan só podem ser realizados com autorização da Confederação Brasileira de Karate - CBK e só assim a graduação é reconhecida em qualquer parte do Brasil ou em países que a Federação seja vinculada a WKF (Federação Mundial de Karate)

Dicas para quem quer praticar o karate:

1 - Procure uma academia que seja ligada a Federação Oficial do seu Estado, nela o pretendente encontrara um professor competente, pois este passara os objetivos do karate tais como, saúde, defesa pessoal, disciplina, coordenação, amizade e tantos outros benefícios que o karate proporciona.

2 - Faça do karate um modo de vida, tenha paixão e comprometimento pelo esporte que você escolheu, treine regularmente.

COR DAS FAIXAS - O SIGNIFICADO.

OBI (FAIXA)

No karate como em outras artes marciais a faixa serve para manter o karate-gi fechado, entretanto são simbolicamente identificadas pelas cores. O Mestre Funakoshi idealizou os Kyu de forma decrescente sendo do 6º Kyu (amarela) ao 1º Kyu Marrom, este ultimo representa o discípulo mais próximo do seu Sensei, no estilo SHOTOKAN a seqüência é a seguinte: amarelo, vermelho, laranja, verde, roxo, marrom e preto, se notarmos a seqüência percebemos que as cores vão escurecendo ate chegar a preta. Com certeza o idealizador quis transmitir para cada cor uma mensagem.

Significa Pureza, Inocência, o seu portador busca nesta faixa com treinos árduos a transformação do desconhecido para o conhecimento do principio do karate. Pensemos na faixa branca como um caderno em branco, novo, que espera ser preenchido com um conteúdo bonito.

É o descobrimento o deslumbramento da realidade do karate, esta é uma cor primaria ou seja não pode ser formada pela mistura de outras cores isto mostra ao seu praticante que ele deve se manter fiel a sua Academia evitando misturar informações para não se confundir. Esta graduação traz alegria desperta a força no caminhar e na busca de novos horizontes.

A cor vermelha é a cor do fogo, sugere o perigo, mas na verdade é a cor da motivação da paixão a cor que não se forma com mistura de outras, o seu portador sente-se mais vigoroso e motivado a avançar o seu caminho no karate.

A cor laranja é a mistura das cores amarela com o vermelho, o idealizador das faixas quis mostrar que quem ostenta a faixa laranja deve ter pleno conhecimento das faixas anteriores, e que o mesmo deve buscar na continuidade dos treinos a robustez, agilidade, encorajamento, equilíbrio e acima de tudo a gentileza, cordialidade e a tolerância. Ao chegar nesta faixa o praticante acredita que tudo agora será possível, à vontade de vencer e seguir adiante é maior.

A esperança a calma a harmonia o equilíbrio é representada pela cor verde, após os quatros estágios superados nos dar a impressão de ter alcançado já o desejado mas é mera ilusão muito ainda temos que percorrer. O verde representa também uma vida nova, o crescimento, alem de estar ligado ao elemento madeira e a primavera.

É a cor que representa a humildade, a cor das transformações e da magia e a cor que gera sentimento do respeito próprio e da auto estima. O roxo é a combinação das cores azul e vermelho.

É a cor que define constância, disciplina e a solidificação e o amadurecimento do praticante com o karate, a cor marrom é a junção do vermelho com o preto por isso ela emana o espesso por isso deve ser limpa com a pratica fiel dos princípios do BUDÔ. A faixa marrom identifica o seu praticante como uma pessoa extremamente comprometida com a sua arte e em conseqüência demonstra ser organizado e constância naquilo que faz.

É a faixa que da sensação do poder mas na realidade ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. O corpo e a mente após uma jornada árdua de treinamento vencem uma primeira etapa e com certeza o inicio de outra, a cor preta é a junção de todas as cores, é a cor que da a noção de tradição e responsabilidade.

FAIXAS PRETAS - Chamado em Japonês de Mey-dan ou honorário - è o karateca que alcança a faixa preta pelos seus serviços prestados em prol da modalidade, recebendo assim seu certificado de faixa preta honorário.

SUISEN-DAN ou GRAU POR ANTIGUIDADE - É o karateca que por mais que treine não consegue desenvolver um índice técnico a ponto de se submeter ao exame de faixa, mas é aplicado não desiste dos treinos por esse aspecto por sua constância, comportamento é graduado como faixa preta pelo seu empenho.

JITSU-KYOKU-DAN – Esta é a faixa que o karateca se submete a uma banca examinadora demonstrando seu nível técnico justificando assim sua graduação. Os examinadores são mestres que avaliam o domínio do examinado na arte do karate dando a prerrogativa de que este ainda possa alcançar graus mais avançados

Fonte:/www.budokanma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário