terça-feira, 1 de junho de 2010

ESTILOS DE KARATE-DO MAIS PRATICADOS NO BRASIL


Vou relatar um pouco da história dos estilos de Karate-Do mais praticados no Brasil. O Karate como outras modalidades de lutas existem vários estilos.
O SHOTOKAN, fundado em 1936 pelo mestre Gichin Funakoshi e que literalmente significa "Academia de Shoto". Shoto em japonês significa "pinheiro" - pseudônimo artístico que o mestre Funakoshi assinava os seus poemas e Kan significa casa ou academia. O estilo Shotokan é ideal para longa distância, por ser uma técnica longa e ao mesmo tempo rápida.
O estilo GOJU-RYU, cujo nome advém de Go (força), Ju (flexibilidade) foi fundado pelo mestre Chogun Miyagi, aproximadamente no ano de 1935. É uma técnica que prima pelo bloqueio pra dar mais rapidez ao ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira, Nessa escola caracteriza-se uma respiração "Kokyu" abdominal sonora.
O estilo WADO-RYU (Estilo do Caminho da Paz) foi criado pelo mestre Hironori Otsuka. No ano de 1938 durante as festividades da Botukuden, em Kyoto foi dado o primeiro nome ao estilo como Shinshu Wado Ryu Karate Jiu Jitsu que, alguns meses mais tarde foi mudado para Wado-Ryu Jitsu Kenpo e, posteriormente, o nome definitivo de Wado Ryu.
O estilo SHITO-RYU criado por Kenwa Mabuni. A palavra "Shito" vem dos caracteres japoneses que escrevia o nome de seus professores "Shi" representa o primeiro kanji do nome de Itosu e "To" representa a primeira kanji do nome de Higaona, enquanto "ryu" significa escola ou estilo sento Shito-ryu.
O estilo SHORIN-RYU, foi criado por Sokon Matsumura.
O estilo KENYU-RYU, foi fundado em 1939 por Takamassa Tonoyori que utilizou a palavra "KEN" (de Kenwa Mabuni) e a palavra "YU" (diminutivo de Tomoyori), fundindo-as para a formação da palavra "KENYU".
UECHI-RYU fundado por Kambun Uechi.
KYOKUSHINKAI - Em 1948, Mas Oyama decide levar uma vida no monte Kiyosumi, distrito de Chiba praticando Karate 7 hora por dia, aperfeiçoando suas técnicas e culminando assim na criação do estilo Kyukushinkai em 1961. Possuidor descomunal de uma força física, Oyama ficou famoso pela suas técnicas de quebramento e também por matar touros com um só golpe, conta-se que enfrentou 52 touro, partindo os chifres de 49 e matando os outro três.

Fonte: "O Caminho das Mãos Vazias - Karate-Do" de Marcos e Fernando Antônio T. Guimarães

Um comentário:

  1. gostei muito desse texto por causa dos varios estilo de karate

    ResponderExcluir